פרשה -  Parashá

 

        Parashá, Parshah ou Parashah (no hebraico פרשה porção no pl. parashot ) é o nome dado à porção semanal de textos da Torah (vulgo pentateuco), lecionadas em cada Shabat. Também são conhecidas como Parashat haShavuá (Porção semanal) ou Sidra, e cada uma possui um nome geralmente derivada de suas primeiras palavras no hebraico. Geralmente o judaísmo ao mencionar um texto da Torá menciona este nome particular, e não capítulos ou versículos como o fazem outras religiões.  A Torá é dividida em 54 parashot (Porções) da Torah que servem para uma leitura completa da Torá em um ciclo de um ano, iniciando e terminando na Festa de Simchat Torá (Doçura do Saber). Fazemos uma festa comemorativa a cada término de um ciclo completo de estudos anual da Torah. Esta festa é coroada com um casamento simbólico entre Bereshit e Devarím, isto é, Gênesis e Deuteronômio. De Fácil entendimento haja-visto o estudo da Torah ser infinito e quando terminanmos, iniciamos novamente para um ano de novas e profundas revelações.

 

Tabela 

 

       GN                                                                           LV

 

 

 

 

 

 

                                                                                  

                    

                                                                                         

        EX                                                                 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

הפטרה - Haftará

      Haftará; plural haftarot; é um trecho de texto dos Neviim (Os profetas) lidos na sinagogas geralmente após a leitura da Parashá haShavua (Poção da Torah Semanal) .   

        O costume da leitura das haftarot tem origens desconhecidas. A maioria dos estudiosos defende que se trate de uma prática originária dos tempos de Antíoco IV Epifânio que ao proibir a leitura da Torá encontraram na leitura dos Neviim um substituto para burlar esta lei.Outras explicações foram oferecidas. Os rabinos Reuven Margolies e Samson Raphael Hirsch defenderam que a haftará foi instituida como uma maneira de combater a influência de seitas como os samaritanos que defendiam o uso apenas da Torá. Em breve a tabela das Hafitarot assim como a da Brit Hadashah (Segunda Aliança -NT).          

                   

                                                                      Shalom Alechem (Paz seja convosco) -   משה בן שלום - Rosh Mosheh ben Shalom

 

NM

DT

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Square
  • google-plus-square