FÉ ISRAELITA X FÉ CRISTÃ

Pontos de Vistas sobre os Nomes Jesus e Yeshua

Pastor (XXXXX) da Adventista da Promessa e Rosh Moshé ben Shalom da Congregação Israelita Yeshua Chai

 

Pr. Adventista pergunta: “O nome judeu do Salvador” - Se ele tivesse nascido na Grécia, hoje se diria o nome grego do Salvador?

 

Resp. Rosh: O correto seria: “O nome próprio do Salvador”. É claro que seu nome próprio é judeu, como ele também o é; haja vista ter nascido lá - onde cresceu e morreu como Yehudi (judeu). Se ele tivesse nascido na Grécia e recebido um nome de lá, é claro que se dirianos: "o nome grego do do salvador". Mas isto está fora de cogitação!

Yochanam (João) 4 :22: “Vós (Samaritanos ) adorais o que não conheceis; nós (Yeshua se identificando como um judeu) adoramos o que conhecemos; porque a salvação (que tem estreita relação com o nome Yeshua) VEM DOS JUDEUS" 

Se o nome para nossa salvação vier de outro lugar que não seja Israel, este em absoluto é inverdadeiro e é ineficaz para representar o caráter do Salvação. Lembrando que em hebraico nome significa : Caráter!

Matityahu (Mt) 1:21: “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás JESUS; porque ele (salvará) o seu povo dos seus pecados”

A)- O Melach (anjo Gavri’El) estava a falar para Miriam (Maria na corruptela), que por sinal era judia;

B)- O menino ganharia o nome de JESUS porque ele SALVARIA. Isto implica que este nome deva significar salvação para que a afirmação do Melach Gavri’El tenha algum sentido. O problema é que Jesus não tem esta conotação em nenhum idioma. Então que sentido faz ele se chamar “Jesus” porque ele Salvará? Veja a mesma frase preservando as transliterações em hebraico de Yeshua e Salvação: “Ela dará à luz um filho, a quem chamarás Yeshua; porque ele Yoshia o seu povo dos seus pecados” Ou seja, ele se chamará Salvação porque ele Salvará o seu povo (os judeus, que tanto é povo de Yeshua quanto de Miriam). O interessante é que Yeshua e Yoshia como são escritos sem vogais só se diferem em uma letra, a última. Por isso, este trocadilho maravilhoso usado pelo Melach. Baruch Ha’shem (Bendito seja o Nome).

Pr. Adventista pergunta: “Hebraico – língua santa; língua pura” - No céu se fala hebraico? Caso positivo, por que Paulo não entendeu? 2 Co 12:4.

Resp. Rosh Israelita: Em Israel existe um idioma secular e um Kadosh (santo/separado) para as liturgias em adoração a Elohim Kadosh Baruch hu! Quanto à língua falada nos shamayim (céus), o que podemos afirmar, é que o hebraico fora a ferramenta que Elohim criara para criar. Por isso é chamada pelos nossos sábios em Israel de força criativa! É claro que estas informações não estão disponíveis na teologia. Inclusive, os 4 níveis de interpretações da Torá que são:

1º Pshat (Simples, Literal);

2º Remez (Figurativo);

3º Drash (Vem de Midrásh = Hermenêutica);

4º Sod (Oculto, codificado). As iniciais dos 4 níveis formam PaRDeS (Jardim ou paraíso). O 4º Nível que é o sod (oculto), só nos é possível se apelarmos para o hebraico. Para dar um exemplo, a genealogia em Bereshit (Gn) 5 nos dá o plano da redenção tão somente nos nomes dos nossos 10 patriarcas, que vão de Adam (Adão) à Noach (Noé). Você poderá ler um milhão de vezes na Bíblia João ferreira de Almeida e nunca alcançará o nível sod desta passagem.

1- No tocante a II Co. 12:4 podemos compreender que “as palavras inefáveis de que ao homem não lícito falar” não se refere a algum idioma, e sim, às sublimes revelações. Pois como Sha’ul hashaliach (o apóstolo Paulo) saberia não ser lícito falar ao homem, se não compreendera balofas? Tanto entendeu que soube não poder revelar! Um fato semelhante aconteceu com Yochanam (João), quando vieram-lhe às revelações dos shamayim (céus) - Guiliana (Apocalipse)10:4 - este também compreendeu, mas não as pôde revelar:

“Quando os sete trovões acabaram de soar eu já ia escrever (João falava hebreu e entendeu em hebreu), mas ouvi uma voz do céu, que dizia: Sela o que os sete trovões falaram, e não o escrevas”

 

Elohim também escolheu o hebraico para grafar com sua própria letra, seu Sagrado Nome יהוה  - que transliterado é Y-H-W-H (Bendito Seja Ele) no decálogo. O mais assustador, é que O TETRAGRAMA ou TETRAGRAMATON (no grego), possibilita-nos escrever, apenas alterando a ordem das letras: HAYA (foi = passado); HOVE (é = presente); e YHIE (será = futuro ), PASSADO, PRESSENTE e FUTURO. “Eu sou o Álef (א) e o Tav (ת), diz o יהוה -YHWH Elohá, aquele que é (hove), e que era (haya), e que há de vir (yhie), o Elohim Shadai (Todo-Poderoso)” Ap 1:8. Será coincidência?

Atos 2 6:14,15 “E, caindo nós todos por terra, ouvi uma voz que me dizia em língua HEBRAICA: Sha’ul, Sha’ul, por que me persegues? Dura coisa te recalcitrar contra os aguilhões. Disse eu: Quem és, Adonai? Respondeu o Adonai: Eu sou YESHUA, a quem tu persegues”

Nota: Sha’ul falava no mínimo cinco idiomas, por que Yeshua escolhera o Hebraico para falar com ele? A quem Sha’ul perseguia segundo o texto, Jesus ou Yeshua? Se caso, hipoteticamente, ele tivesse escolhido o grego, teria mudado seu nome? Como seria o nome árabe do atual presidente dos Estados Unidos aqui no Brasil? Ou como se fala Brasil em inglês? “E em nenhum outro há salvação; porque também debaixo do céu (em qualquer parte do nosso planeta) nenhum outro nome há, dado entre os homens, em que devamos ser salvos” Atos 4:12

Nota: A parte (A) do verso destaca a importância do ser, e na parte (B), o destaque é para o Nome do ser! Já parou para pensar que você pode estar usando o Nome que salva, mas direcionando-se a um ser que não salva. Ou lançando mão de um ser verdadeiro com um nome falso? Nem Jesus, nem sua imagem germânica fabricada pelos bispos romanos têm algum poder de salvação. Não é só questão de nome,  Jesus não tem nada em Yeshua; tanto do ponto de vista filosófico quanto fisionômico. Não posso continuar bebendo em dois cálices diferentes. Prefiro ser perseguido, expulso das “sinagogas”, injuriado por amor do Nome dele!

Pr. Adventista pergunta: “Rabinos massoretas colocaram vogais” -Deve se aceitar 100% a colocação humana dos massoretas?

Resposta - Rosh: Os traços foram colocados não para se achar a fonética; e sim, para preservá-las, caso às gerações futuras as perdessem. Há de convir que, é menos arriscado confiar nos rabinos massoretas do que, por exemplo, no nome que a bíblia totalmente vaticanizada deu ao mundo. E, acredito que não precisarei desperdiçar tinta e papal para dizer os porquês.

Pr. Adventista pergunta: “ÊMET= Verdade. MET = Morte” -Neste caso só ficou Ê para verdade contra MET para morte?

Resp. Rosh: Acho que o irmão não pegou a revelação. Os termos ÊMET (אמת) e MET (מת) = VERDADE e MORTE não são compostos, pois são totalmente distintos. O importante é a revelação contida nelas, pois morte em hebraico se escreve de forma idêntica a verdade, salvo por uma letra, o Álef א. É apenas uma forma didática para ensinar o princípio de Ap. 22:19: “E se algum tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia (ou seja, mexer na Êmet = verdade), Elohim lhe tirará a sua parte da árvore da vida (ou seja, encontrará a Met=Morte)”

Nota: Yeshua falou que Ele é o Álef e o Tav ת (o primeiro e o último), isto é o ET (את). A palavra ÊMET/Verdade também começa co m a 1ª do alfabeto Hebraico, o Álef א  e termina com a última do hebraico, o Tav ת. A Palavra/ verbo, Verdade ou Yeshua, são intrínsecos.

Pr. Adventista pergunta: “Estamos nos últimos dias” - Por que só agora a revelação do Yeshua? Há 2000 anos tem se recebido bênçãos com o uso do nome Jesus...! Quer dizer que agora é que se está começando no Brasil, por exemplo, o verdadeiro povo do Senhor? E assim mesmo estamos no fim?

Resp. Rosh:

1° -  O Eterno não toma em consideração o tempo da nossa ignorância. Isto fica evidente na questão do Shabat (sábado) e da abstinência. Quantos morreram sem ao menos terem noção dessas práticas? Tem a questão do "sai dela povo Meu”. Isto prova que mesmo no engano, existe um povo de Elohim a ser resgatado da doutrina de Bavel e isso não indica que, agora é que esta começando o povo do Senhor. Os hebreus ficaram no Egito por 430 anos e nunca deixou de ser o povo de Elohim. O que precisamos é, de um pouco de maturidade para se entender alguns fatores.

2º-  A revelação do nome é UM SELAMENTO PARA O SEU POVO! Os 7 selos são revelações para cada tempo determinado. Também Apocalipse 7 esta dentro do contexto do sexto selo: “Não danifiques a terra, nem o mar, nem as árvores, até que selemos na sua fronte os servos do nosso Elohim. E ouvi o número dos que foram assinalados com o selo, cento e quarenta e quatro mil de todas as tribos dos filhos de Israel” Guiliana (Ap) 7:3,4

Nota: Temos no cap. 7 a revelação do povo selado (o Israel), mas não sabemos qual o selo. Este é descodificado no capítulo 14: “E olhei, e eis o Cordeiro em pé sobre o Monte Sião, e com ele cento e quarenta e quatro mil, que traziam na fronte escrito o NOME DELE E O”NOME DE SEU PAI" Guiliana 14:1,2

Nota: Aqui temos a descodificação do selo, que somente o Israel salvo terá: NOME DELE E O NOME DE SEU PAI. Se for o nome Jesus, o qual todo o mundo possui, o texto fica simplesmente ironizado. Hoje existem mais de um milhão de sites judaico-messiânicos divulgando o NOME, mas muitos relutam contra uma coisa explícita. O pior cego é o que não quer ver!

Pr. Adventista pergunta: “Adonay criara o alfa beto hebraico” - Adão e Eva, Noé, Abraão, enfim, até 2500 anos da criação não se conhecia o hebraico.... Além do mais a confusão das línguas, e o hebraico nem era uma delas, como fica?

Resp. Rosh: Como Adam (Adão), Noach (Noé) e Avraham (Abraão) não conheciam o hebraico se seus nomes só fazem algum sentido neste idioma?

1º-  EX: ADAM (Homem feito do pó), extrema ligação com a expressão hebraica ADAMÁ (barro). Também Adam (pó) em hebraico se escreve com as mesmas letras de Edon (vermelho), que originalmente tem a cor do barro.

2º-  EX: NOACH (descanso, consolo). Seu nome não está em japonês, grego ou romano. E sim em hebreu.

3º-  EX: AVRAHAM (Pai das multidões) vem da expressão hebraica AV אב (álef e beith), que é pai em HEBRAICO!

Pr. Adventista pergunta: “Quem é o idioma hebraico?” - É o nome do Salvador por ele ser o alfa e o ômega?

Resp. Rosh: Na linha de raciocínio do DVD de guematria é Yeshua sim. Pois ele é a MEN'RA (Verbo – Literalmente, Palavra criadora): “No princípio era o Men'ra” - Yeshua também é a DAVAR Elohim (Palavra de Elohim) - Yeshua o  ET  (את). A primeira e última letra do hebraico), a própria TORÁ que se fez carne e tabernaculou entre nós. Yeshua não é  o A-Z, como não é o Alfa e o Ômega. Ele é o Álef (א) e o Tav (ת). Tem muita diferença, pois o Álef tem as conotações de:

1º)- Número um. Este em hebraico é ÁLEF; se escreve com as letras álef + lâmed + fêi - (אלף), representa Yeshua, o primogênito do Pai e as Primícias dos que dormem;

)-  Nº 1000. Mil é ÉLEF que é escrito com as mesmas 3 letras de Álef. Álef ou Élef não tem diferença na escrita: álef + lâmed + fêi (אלף) – Também representa o milênio em que Yeshua irá Reinar;

3º)- Campeão é ALUF; também se escreve Álef com um Vav (ו) adicionado (אלוף) – Yeshua é nosso campeão que venceu a morte no calvário;

4º)-  “Boi” – Que nos faz lembrar de sacrifício; O TAV (ת) tem a conotação de “Sinal”, “Último” e “400” que somado ao Álef = 401. Isto é: 4+1= 5. Torá! Nem um idioma poderia trazer tantas informações apenas com duas letras que se encaixassem tanto com o perfil do Mestre. O ÔMEGA JÁ NÃO É A ÚLTIMA LETRA DO GREGO!

Pr. Adventista pergunta: “Jeová = deidade em Roma” - Pode citar a fonte?

Resp. Rosh: (Topico Enciclopédia Ilustrada) Um exemplo da deturpação do nome de Elohá para Jeová, está na Enciclopédia em Cores, Martins Vol – IX.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"Entre as divindades romanas Jeová (da esquerda) tinha o primeiro lugar como atributo de “Pai dos deuses e dos homens ” era considerado o máximo protetor da cidade de Roma"

 

Pr. Adventista pergunta: “Se você esta ouvindo atento até agora é porque você tem interesse no evangelho” -Evangelho, como se encaixa no hebraico? No grego é boas novas. E no hebraico?

 

Resp. Rosh: É claro que é preciso usar uma linguagem de fácil compreensão. Imagine se em lugar de amor eu falasse Ahavá, no lugar de fé; Emuná, Nova Aliança; Brit Chadashah, circuncisão; Brit Milá. Tudo se resume em Teshuvá (retornar) para Elohim. O termo “Boas-novas” vem desde a 1ª Aliança, Yeshaiáhu (IS) 61:1 “A Ruach (Espírito) do Eterno está sobre mim, porque o Yáhueh me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos”  Também: IS 4 0:9, 41:27, 52:7, Naum 1:15, PV 15 :30 e 25:25, SL 40 :9, 68 :11, 1ª REIS 1 :42, 2ª  7:9, 2ª SM 4:10. A expressão Boas-Novas em hebraico é Besserot e a expressão que temos na bíblia cristã é Evangelho.

Pr. Adventista pergunta: Que afinidade há entre o hebraico e o assunto da besta apocalíptica? Este não seria um assunto arranjado da tradução grega?

Resp. Rosh: Não em absoluto! Pois é um assunto totalmente de propriedade judaico; por isso o calculo deve ser realizado em hebraico fazendo uso da gematria para se ter a verdadeira revelação. Muitos lançam mão do grego e do latim para tal realização, o que é totalmente incabível, pois Yochanam  (João) estava dando uma pista aos nazarenos; o nome em questão deveria ser somado e não apenas lido. Tenho um estudo somente sobre este assunto!

Pr. Adventista pergunta: “Aleluia quer dizer louve a Yáh que é o prefixo do nome do Eterno”– Se o prefixo é Yáh, por que se diz Ye(shua)?

Resp. Rosh: Excelente pergunta. Quando a duas letras Yúd (י) e He (ה) que formam Yá (יה) aparecem no início da frase, automaticamente ganham a fonética de Yeh. Isto está evidente nas pronuncias: Yehudah (Judá), Yeho’shua (Josué) e Yeshua (o Salvador). Porém, quando Yúd e He (יה) aparecem no final, tomam a fonética original YahHalelu’Yah (Louve a Yah), Yesha'Yáhu (Isaías/salvação de Yahu), Yrme’Yáhu (Jeremias/Yáhuh eleva), ZecharYáh (Zacarias/ Yáh tem lembrado), etc.

Pr. Adventista pergunta: “O único povo da terra que tem o nome são os judeus” –E a igreja hoje no mundo? Como poderemos entender, então, Isaías 42:6 e Atos 13:47?

Resp. Rosh: Bom, preciso colocar a frase completa e dentro do contexto: “O único povo que tem o nome do Eterno em seu nome são os Yehudim (Judeus). A expressão Yehudah (Judá) contém  o Tetragrama (YHWH) do Eterno dentro de seu nome. “Se o meu povo que se chama pelo meu Nome” e também “A cidade que tem o meu Nome “Yehushalayim”. Nenhuma outra cidade ou povo tem o Tetragrama יהוה dentro de seu nome. Peço encarecido que não tome este Nome de qualquer maneira, pois Elohim não perdoa quem profana seu separado Nome EX. 20. Tome o exemplo de Yeshua, usando nos ensinou a orar, sua primeira ação foi separar o nome separado de Hashem Elohá; que está acima de tudo e em primeiro lugar quando disse: “Pai nosso que estais nos shamayim, separado seja teu Nome”. Antes de qualquer outra coisa, Yeshua separa o Tetragrama. Muitos “pastores” ainda dizem: “o nome não tem importância, o importante é a pessoa”. Quanto a Isaías 42:6, se você ler apenas dois versículos adiante, encontrará: “Eu sou o יהוה- YHWH ; este o meu NOME; a minha *Kevo d (peso), pois, a outrem não darei, nem o meu louvor s imagens de escultura” Isaías 42: 8 . Quer dizer que, para os gentios entrarem na aliança e serem enxertados na Oliveira (Israel, vide Rm 11), devem imediatamente largar a farsa do cristianismo, e seu deus trino, solar e voltar às veredas antigas - à יהוה -YHWH o Elohim de Israel. Pois sua *Kevod a outro não dará.

*Kevod = Peso. 

Pr. Adventista pergunta: “Traços massoréticos posto depois para a gente poder entender” – Dá para confiar plenamente nos massoretas? Os copistas massoretas só surgiram a partir do século V d.c. Neste caso como se entendia o nome antes?

Resp. Rosh: Creio que já foi respondido na terceira questão exposta.

Pr. Adventista pergunta: “O Templo tem três partes, Santo Santíssimo e Santo dos Santos” – Não seria só Santo e o Santíssimo?

Resp. Rosh: Depende do prisma que se olha. Comparando com os Shamaiym (Céus) 10 níveis, 7 níveis ou resumidamente 3 níveis; Os quais são mais conhecidos:

o nosso céu;

o céudas galácticas;

3º o Shamaiym dos Shamaiym, onde reside o Trono do Elion (altíssimo). A Beit haMikidásh (Templo de Yehushalayim) é um protótipo dos Shamaiym. Há muitas informações perdidas por causa da preferência dos “Teólogos" em insistirem apenas no grego para esclarecimento das escrituras e hebraicas. Por que Constantino, bem como outros imperadores pagãos mandavam queimar tudo o que se referisse as escrituras hebraicas? Não seria por causa das verdades originais ali contidas?

Pr. Adventista pergunta: Obs. Vocês se juntaram e formaram uma congregação, ou a congregação já existia organizada antes....?

 

Resp. Rosh: Primeiro farei como Yeshua, responderei com outra pergunta: E a igreja adventista da Promessa quando surgiu já era organizada? E a Assembléia, a Quadrangular? Antes de vocês todos sonharem em existir como instituição religiosa, quem era o povo do Eterno? Respondendo agora a sua pergunta. Este movimento da restauração é muito maior do que se imagina. Muitos pastores, teólogos e missionários de diversas igrejas, vão ter conosco em busca de informação. Muito dos quais se desiludiram com a distração Teológica de cada denominação em particular. Pois cada uma tem a sua própria Teologia local. Embora seja grande, o Judaísmo - Messiânico, um núcleo não controla o outro. Não formamos vaticanos como as igrejas evangélicas (todas sem exceção) têm assim feito. O que realmente nos une é a Torá. Em cada Shabat, estudamos as mesmas porções (Parashot) independente em que parte do mundo estejamos; aqui no Brasil, nos Estados Unidos ou em Israel. Também celebramos as mesmas festas da Torá.

Pr. Adventista pergunta: Se é para viver como os judeus, por que não nos costumes no dia a dia? Exemplo: Vestuário.....

Resp. Rosh: A questão não é viver como judeu ou judaizar, e sim, em conformidade com a santa Torá. Em minha casa ou em cada casa (judia ou não) que se observa a torá, poderá ser encontrado em cada umbral o Mezuzá (caixinha contendo o  Shema Israel - primeiro e maior mandamento da Torá Dt 6:4-9. Embora eu tenha colocado o shema completo e à mostra). Também andamos com as “franjasTsitsit em nossas vestes Talit Katan (Esta fica por baixo da roupa). Os Tsitsiot (Franjas), também estão atadas nas extremidades do Talit Gadol (manto de oração) NM 15:38,39 e Dt 22 :12. As varoas também adoram ao Eterno com seus véus. Tudo o que esta na Torá procuramos praticar. As festas do Ha’hem, a questão dos 40 dias de separação , isto é, se a esposa ganhar menino; caso ganhe filha, são 80 dias, os dias de separação no período menstrual, recitação do Shema (Dt 6:4-9) ao deitarmos e ao levantarmos, praticamos o Míkvé haTeshuvá (Imersão para um retorno à Torá de Elohá através da Tefilá que é a imersão), praticamos Tsedaká (Justiça social) por ser um mandamento da Torá e consequentemente de Yeshua. Enfim, tudo o que está na Torá é vida, justiça e amor.

Conclusão do Rosh Israelita Moshé Ben Shalom:

A torá (Pentateuco) é a base e fonte das Escrituras, de onde originaram-se todos os demais livros da Palavra de Elohim. No hebraico e aramaico (línguas originais de toda Bíblia), temos as mais profundas e exatas das revelações (todos que procuram um conhecimento mais aprofundado das escrituras, devem explorar ao máximo, essas línguas). O grego, em hipótese alguma foi o original de quaisquer livros Kadoshim (sagrados). Originalmente os evangelhos foram escritos em hebraico e aramaico e somente posteriormente, transformados em grego. Esta que já não levava os NOMES santos dos apóstolos, profetas e o da nossa salvação, foi ainda mais distanciada da verdade quando traduzida para aversão latina chamada de “Vulgata (literalmente vulgar)“

"E te fizesse saber os segredos da sabedoria, pois multiforme o seu entendimento; sabe, pois, que Elohim exige de ti menos do que merece a tua iniquidade Jó 11:6

Obrigado amado pela atenção. Espero que o DVD tenha lhe acrescentado em muito. Desculpe-me a demora, pois estou com muitos estudos em andamento para terminar. Que Elohim Chai (Vivo) te dê Brachot (bênçãos). Fique na Shalom (Paz) da Ruach haKodésh (Esp./ sopro distinto) AMeN.

Adonai (o Senhor)

Mélech (é Rei)

Ne’eman (e Fiel)

                                               ראש משה בן שלום - Rosh Mosheh ben Shalom - Congregação Israelita Ye’shua Chai

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Square
  • google-plus-square